martes, 2 de diciembre de 2008

PORTUGAL: 50% do poder de compra em 6% do território continental

Uma análise dos dados relativos ao índice de poder de compra regional (sales index) da Marktest, permite verificar como este indicador se concentra num número muito restrito de concelhos: 25 dos 278 concelhos do Continente concentram metade (50.1%) do índice de poder de compra regional. A repartição geográfica do sales index mostra-nos a sua litoralização e a sua concentração num número muito restrito de concelhos. 25 concelhos apenas concentram mais de metade do poder de compra de todos os 278 concelhos que compõem o Continente.


A lista dos concelhos com maior índice de poder de compra regional é encabeçada por Lisboa, responsável por 11.1% do poder de compra do Continente. O Porto concentra 3.6% deste índice e Sintra 3.3%. Vila Nova de Gaia tem um índice de 2.4% e Cascais 2.2%. Estes cinco concelhos concentram, no seu conjunto, mais de um quinto (22.6%) do poder de compra do Continente. Fazem ainda parte do grupo de 25 concelhos onde está metade do poder de compra os concelhos de Loures, Oeiras, Almada, Coimbra, Braga, Amadora, Matosinhos, Seixal, Setúbal, Leiria, Guimarães, Maia, Gondomar, Santa Maria da Feira, Loulé, Odivelas, Vila Franca de Xira, V. N. de Famalicão, Viseu e Aveiro.


No seu conjunto, estes 25 concelhos ocupam 5.8% da área total do Continente e concentram 44.9% da população aí residente. Aqui estão também localizados 45.6% dos estabelecimentos empresariais e 52.7% das suas pessoas ao serviço. Da mesma forma, concentram 44.8% das empresas e 69.2% da sua facturação, 73.7% dos impostos cobrados pelo Estado e 59.7% dos impostos autárquicos. Nestes 25 concelhos concentram-se ainda 51.6% dos caixas automáticos e 53.4% dos seus levantamentos, tal como 54.4% dos TPAs e 64.7% das compras pagas através deles. Este conjunto de concelhos é também responsável por 64.3% dos depósitos bancários, por 76.0% do crédito bancário concedido e por 63.1% do crédito concedido à habitação. O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente. É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais. (fonte: Marktest, Abril 2008)